Para a execução de um bom projeto, um dos passos fundamentais é realizar um estudo topográfico da superfície para garantir uma construção sólida e resistente.

Em síntese, a topografia é a ciência que fornece dados valiosos que ajudam profissionais da engenharia e arquitetura na elaboração de projetos. A análise é capaz de descrever o estado do terreno, indicando melhor local para arquitetar a obra e orientar os serviços de terraplanagem, paisagismo, entre outros.

Continue acompanhando este artigo e saiba como a topografia pode agregar na sua construção e transformar seu sonho em realidade.

Imagem: Pixabay

Definição e importância

A topografia estuda a superfície do terreno e suas características e formas. O resultado é representado em mapas, descrevendo cada área analisada, incluindo coberturas vegetais e elevações.

Por se tratar de uma descrição exata e detalhada, tudo é registrado no estudo, como relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, elementos existentes no local, metragem, acidentes geográficos, entre outros dados.

Para a arquitetura, a topografia tem papel importante em diferentes etapas do processo das obras, começando no momento da compra e no desenvolvimento do projeto. Também é vital para as etapas burocráticas que envolvem licenciamentos e registros junto a órgãos públicos.

Na fase de execução da obra, o estudo topográfico atua como suporte na demarcação dos limites, locação de nivelamento dos furos de sondagem, locação de pilares, nivelamento de terrenos, pisos e lajes, entre outros procedimentos.

Já na fase do pós-obra, auxilia no controle da estrutura construída e verificação de possíveis deslocamentos, evitando danos e desmoronamentos.

Como essa ciência lida com números e informações exatas, as chances de algo dar errado durante a construção são quase nulas. Por isso, antes de fechar o contrato com um escritório de engenharia ou arquitetura, verifique se o estudo topográfico está incluído no contrato.

A ASK Arquitetos, como escritório de arquitetura, utiliza equipamentos de ponta e conta com profissionais experientes para a execução das etapas que exigem estudo da superfície. A prática garante mais segurança na fase de execução de obra e contribui para que o processo burocrático de compra ou reforma seja tranquilo e eficiente.

Imagem: Pixabay

A topografia em obras

Se tratando de obras, a topografia exerce o papel de medir divisas, distâncias e diferenças de nível de um determinado terreno.

O método usado na obtenção de levantamento topográfico depende do tamanho, da escala e da complexidade dos objetos de estudo. Na construção civil, os dois tipos de levantamento topográfico mais comuns são: o planimétrico e o planialtimétrico.

O levantamento planimétrico é mais simples e elementar, pois só determina as medidas do comprimento e a largura do primeiro plano. Já o levantamento planialtimétrico, inclui as diferenças de altura, inclinação do terreno e o nivelamento do mesmo.

Em casos de construção sobre determinada área, o levantamento planialtimétrico torna possível a identificação de cotas e verificação da necessidade de escavar, aterrar ou fazer terraplanagem.

Todas as informações devem ser acompanhadas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), expedidas por responsáveis técnicos registrados pelo Sistema Confea/Crea.

Sempre exija o estudo topográfico

No post de hoje, abordamos um assunto muito pertinente na área da construção civil. Afinal, o estudo topográfico é fundamental para contribuir em projetos, apoiar tomada de decisões e minimizar erros.

Esta ciência é muito importante na aplicação de todas as etapas da construção, promovendo segurança técnica e melhor desempenho na execução dos projetos.

Sendo assim, reforçamos o comprometimento da ASK Arquitetos em oferecer o melhor atendimento em São josé dos Campos e região, oferecendo serviços completos e com a qualidade de mais de 17 anos no mercado da arquitetura e urbanismo.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário para que possamos aperfeiçoar nosso conteúdo. Se quiser, compartilhe nas suas redes sociais marcando @askarquitetos ou #askarquitetos.

Para orçamentos ou dúvidas, entre em contato com nosso escritório pelo WhatsApp (12) 3921-2018.