Conheça os principais termos usados por arquitetos e profissionais da área da construção civil para não se perder durante a sua obra.

Seja você um estudante de arquitetura, um mero apreciador da área ou um cliente curioso, conhecer os termos da arquitetura mais usado vai enriquecer seu vocabulário, além de ajudar na hora de elaborar um projeto profissional ou pessoal e na escolha de materiais, por exemplo.

É comum que durante uma obra ou reforma alguns termos pareçam estranhos, mas que, no universo da construção civil, são mais comuns do que imaginamos. Para não ficar confuso, listamos os 30 termos mais utilizados para não restar nenhuma dúvida durante a obra.

  1. Aclive: termo utilizado para indicar que o terreno é íngreme, ou seja, está acima do nível da rua.

  2. Cimento polimérico: é o cimento com adição de um polímero que traz mais elasticidade à massa e aumenta sua resistência. Geralmente utilizado sobre o contrapiso ou até mesmo um piso que não seja liso.

  3. Cobogó: são estruturas vazadas que favorecem a ventilação e o aproveitamento de luz, favorecendo um design mais charmoso do ambiente. Pode ser de cimento e tijolos, ou projetados com cerâmica e madeira.

  4. Compensado: material composto por chapas de madeiras sobrepostas e perpendiculares entre si, geralmente utilizado em bancadas e móveis, mas pode ser usado para pisos, forros e portas.

  5. Corian: uma superfície sólida composta por materiais ultra resistentes que oferece baixíssima absorção de líquido e alta resistência a desgastes, riscos e impactos. É ideal para as áreas externas, mas nada impede de ser aplicado em áreas internas.

  6. Dekton: revestimento feito a partir da mistura das matérias-primas utilizadas para fabricar vidro, porcelana e superfícies de quartzo. Não utiliza resina em sua composição é pode ser aplicado em áreas internas e externas.

  7. Drywall: tecnologia que substitui a alvenaria convencional em ambientes internos. Por ser um método que não utiliza água, gera poucos resíduos na obra e torna a construção mais rápida, barata e leve, possibilita maior flexibilidade no layout e pode deixar sua obra até 4 vezes mais rápida.

  8. Granito: rocha natural composta essencialmente por quartzo, mica e feldspato. Apresenta alta resistência a desgastes, riscos e impactos e é uma ótima opção para ambientes internos.

  9. Isolamento acústico: uma solução estrutural para reduzir o ruído externo ao ambiente ou a transmissão de barulho de um espaço para o outro.

  10. Junta seca: é a menor largura possível de um rejunte (2 mm), o que possibilita um acabamento mais elegante e homogêneo.

  11. Ladrilho hidráulico: peças de cimento totalmente artesanais que formam desenhos incríveis. A decoração é mais utilizada em ambientes externos e com muitas cores.

  12. Limestone: rocha natural formada por grãos de calcário. Mais utilizada para ambientes internos, o revestimento ganha espaço em soleiras, bancadas, mesas e balcões. É um material nobre, que não absorve calor e tem elevada durabilidade.

  13. Mármore: rocha natural originada do calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Pode ser encontrado em muitas variações de cores e texturas. Bastante sofisticado, é preferencialmente utilizado em ambientes externos para compor mesas e balcões, bem como em áreas gourmet externas.

  14. Muxarabi: clássico da arquitetura árabe, o muxarabi é uma estrutura em forma de treliça, que permite a visão do lado externo por quem está dentro, mas impede o contrário, preservando a intimidade dos moradores.

  15. Pergolado: estrutura de madeira, ferro ou bambu que protegem contra o excesso de sol e chuva, fazem parte de um design sofisticado e incrementam a paisagem com charme e encanto.

  16. Piso monolítico: são aqueles contínuos, que não apresentam emenda entre si. Proporcionam estética e sensação de amplitude, ideal para quem busca um ambiente livre de rejuntes e com design mais minimalista.

  17. Pivotante: estrutura sobre um pino-pivô que permite amplitude de giro, projetando parte de seu corpo para fora e permitindo vão mais largos, como de portas e janelas que oferecem mais estilo e personalização, uma vez que é feita sob medida.

  18. Porcelanato: de grande resistência, além de ser esteticamente mais agradável, o porcelanato faz parte das pedras nobres, enriquecendo projetos residenciais.

  19. Seixo: todo fragmento de mineral ou rocha, muito utilizado em jardins, especialmente em coberturas, onde a implantação de grama é mais complexa.

  20. Vinílico: o piso vinílico ajuda a bafar ruídos e manter a temperatura agradável. É antialérgico, tem alta durabilidade e sua colocação é rápida e fácil, além de oferecer diversas opções de cores e texturas.

Conhecer os termos da arquitetura é mais do que melhorar seu vocabulário. É uma oportunidade para conhecer melhor tudo o que compõem a sua casa, facilitando na hora de construir ou reformar e enriquecer seu próximo projeto com o que há de melhor no mercado.

Coloque suas ideias em prática e transforme seu projeto em um imóvel memorável e do jeito que você sempre sonhou. Fale conosco e tenha uma equipe especializada em realizar sonhos à sua disposição.